Dicas que não te contam sobre o Catálogo do WhatsApp Business

Você conhece a função Catálogo do Whatsapp Business? Se não, vamos te mostrar. Além disso, queremos ensinar umas dicas que normalmente não te contam sobre como usar esse recurso de forma estratégica.

Mesmo sem ter um site ou loja virtual, é possível utilizar essa funcionalidade. Se você não possui um e-commerce, esse dispositivo é ainda mais importante no seu caso!

Acompanhe a leitura para aprender como usar e aplicar dicas estratégicas para turbinar suas vendas pelo aplicativo de mensagens.

O que é e para que serve?

O Catálogo é uma excelente ferramenta para montar seu portifólio de produtos e compartilhar com seus clientes. Lançado em 2019, ajuda muito no impulsionamento das vendas.

É possível incluir fotos, preços, diversas informações e até mesmo um link de pagamento para que o cliente possa comprar de forma direta e com muita facilidade.

Como configurar?

Antes de tudo, saiba que essa funcionalidade só existe no Whatsapp Business. Então, se você ainda não instalou a versão para negócios, acesse esse vídeo, e siga o passo a passo para habilitar o formato profissional do app.

Após ter configurado sua conta, é hora de ativar o Catálogo. Veja como é simples acessá-lo e incluir as informações dos seus produtos:

Agora que você sabe como o Catálogo funciona, é preciso preenchê-lo de forma estratégica. Siga então algumas dicas para aproveitar ao máximo o potencial dessa ferramenta.

Fotos que vendem

Selecione com cuidado as fotos que serão usadas no Catálogo, afinal ele será sua vitrine virtual.

Imagens nítidas e de qualidade são fundamentais para o sucesso de suas vendas.

Se você acha que, para conseguir um bom resultado é necessário contratar um fotógrafo ou adquirir equipamentos caros, você está enganado! Hoje, a maioria dos aparelhos celulares possui câmeras de qualidade e, seguindo dicas simples na hora de fotografar, você mesmo pode fazer fotos bacanas e muito “profissionais”.

Siga essas orientações para produzir fotos perfeitas:

1. Esteja atento à luminosidade, prefira luz natural, sem uso de flash.

2. Utilize um tripé, de preferência, ou posicione o celular em uma base. Mas se for tirar a foto sem apoio, mantenha as mãos firmes para que ela não fique tremida.

3. Atenção ao enquadramento. Centralize o objeto e certifique-se que nenhuma parte dele seja cortada. Exceto nos casos em que o corte seja intencional, para montar uma composição mais artística ou para dar close em detalhes.

4. Selecione o foco, clicando na tela sobre o ponto onde a imagem precisa estar mais nítida, ou seja, no produto e não no ambiente.

5. Tire várias fotos do seu artigo em diversos ângulos e posições diferentes.

Se preciso, em uma das fotos, inclua ao lado do seu produto, um objeto que sirva de parâmetro, como uma régua, ou alguma peça para comparação. Isso facilita para o cliente entender o tamanho real do produto.

6. Fotografe detalhes. Além de uma foto que mostra o produto por inteiro, é importante incluir outras que dão destaque a certas partes. O efeito zoom valoriza os diferenciais das suas mercadorias.

Coloque-se no lugar do cliente: como não é possível tocar o produto, ele precisa ver, com o máximo de precisão, as particularidades do item para confiar na qualidade e se convencer a comprar.

Descrição: o que é importante informar

As informações mais relevantes vão depender do tipo de produto. Se é um artigo decorativo, um móvel, ou mesmo vestuário, será preciso descrever, pelo menos:

As medidas
O material
As cores disponíveis

No caso de um item alimentício, por exemplo, alguns detalhes são importantes, como:
Ingredientes / sabores
Quantidade
Tamanho

Mas uma regra em comum para qualquer segmento é: seja claro e objetivo para eliminar possíveis dúvidas do comprador. Quando as informações não estão dispostas de forma direta ou são difíceis de entender, a chance de o cliente desistir da compra aumenta.

Link: para onde direcionar

Uma maneira estratégica de usar esse campo disponível no Catálogo, é preenchê-lo com o link de pagamento. 

Mas por que não direcionar o link do Catálogo para o site?

O Catálogo permite visualizar, além do preço, as fotos dos produtos e a descrição, portanto, possui todas as informações necessárias para a tomada de decisão. O link de pagamento é o caminho mais curto para finalizar a jornada de compra.

Ao inserir o link de pagamento, você já encaminha o cliente para a fase final da venda, ao passo que, se direciona-lo ao site, o processo terá mais etapas até a conclusão do pedido, criando possibilidades de distração, adiamento ou mesmo desistência da compra. Evite perder vendas!

Gostou das dicas? Então não espere mais para criar seu Catálogo e compartilhar com seus clientes.

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